Digitalização e restauro do Caderno de notas de Aimé-Adrien Taunay

A digitalização e restauro do manuscrito "Caderno de notas de Amado Adriano Taunay...", pertencente ao acervo do Museu Paulista, é fruto do projeto de parceria entre o Museu Paulista da Universidade de São Paulo e o Instituto Hercule Florence, iniciada em 2011. O projeto contou também com o apoio do Instituto de Física da Universidade de São Paulo por meio do Núcleo de Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico.

No site http://www.adrientaunay.org.br foram publicados os resultados da parceria, com explicações sobre o contexto de produção da obra, uma biografia do autor, detalhes sobre o conteúdo e o histórico da obra e dos processos utilizados no seu restauro e digitalização. Também, é possível acessar um mapa contendo, com riqueza de detalhes, o roteiro percorrido por Taunay em 1824, quando suas notas foram tomadas.

672 Fragmento do Caderno de notas de Aimé-Adrien Taunay

673 Fragmento do Caderno de notas de Aimé-Adrien Taunay (infravermelho)

Fragmento do Caderno de notas de Aimé-Adrien Taunay