O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Estamos Aqui!

386 No Dia da Independência de 2016 o Museu Paulista da USP iniciou uma série de exposições em painéis na fachada do Edifício-Monumento, conhecido como Museu do Ipiranga, no Parque da Independência. A ação é uma proposta para dar visibilidade ao acervo da instituição ao mesmo tempo que explica à população os motivos e o andamento do restauro que levaram ao fechamento da visitação pública no local.

A exposição é composta por painéis que contam a história do Museu, as atividades que desenvolve na pesquisa, cultura e extensão, e a partir de datas comemorativas, reproduções do variado acervo da instituição. A primeira delas, Faces de Dom Pedro, trazia retratos do imperador feitos em diversos suportes (moeda, carimbo, pintura). Em seguida, no Dia da Consciência Negra, fotos de Militão Azevedo retratando mulheres negras em fins do século XIX.

Atualmente, a série apresenta o tema O acervo do Museu do Ipiranga está em mudança! A edição, inaugurada em setembro de 2018, apresenta as imagens incríveis de um acervo centenário em movimento. São carros, carruagens, pedras, pinturas, móveis, que estão sendo transferidos para outros espaços de guarda para a preparação do Edifício-Monumento para as obras de restauração e modernização. A logística para a retirada dos acervos envolve saídas pelas sacadas, embalagens especiais. Os fotógrafos Hélio Nobrel e José Rosael estão registrando tudo a saída das peças. A exposição inaugura neste dia e segue durante o mês. O Parque funciona diariamente, das 5h às 20h.

Conheça as edições anteriores:

* Você já ouviu falar em descrição de imagens? Trata-se de um recurso que tem por objetivo traduzir conteúdos imagéticos para pessoas que possam ou não ter alguma deficiência visual, ampliando o acesso para um maior número de pessoas.
Estamos Aqui - Faces de Dom Pedro
Estamos Aqui - Faces de Dom Pedro
Estamos Aqui - Faces de Dom Pedro
Estamos Aqui - Mulheres Negras por Militão de Azevedo
Estamos Aqui - Mulheres Negras por Militão de Azevedo
Estamos Aqui - Mulheres Negras por Militão de Azevedo