O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Estamos Aqui! Mulheres Negras por Militão de Azevedo #pracegover

Voltar para Estamos Aqui!

Descrição da Exposição de Mulheres Negras por Militão de Azevedo: 

“Estamos aqui” #pracegover

Apresentação Geral:

A exposição “Estamos aqui” é composta por treze painéis azuis, sendo sete retangulares (2,00m largura x 0,50m altura), intercalados com outros seis painéis quadrados (1,50m x 1,50m). Os painéis retangulares possuem uma marca d’água com a fachada do edifício-monumento e apresentam fotos e textos sobre a história do Museu Paulista, as ações para recuperação do edifício-monumento e as atividades que o Museu vem realizando desde o seu fechamento, em 2013. Os outros seis painéis apresentam reproduções de fotografias de sete mulheres negras, de autoria de Militão Augusto de Azevedo. Com exceção da primeira fotografia, em formato retangular, todas as outras cinco são em formato oval. Os painéis estão dispostos lado a lado e fixados em tapumes que cercam a escadaria central do edifício-monumento.

Painel 1: 

390 Estamos Aqui! Mulheres Negras por Militão de Azevedo - Painel 1

Escrito em letras brancas e amarelo ocre encontra-se o título da exposição “Estamos aqui”. No canto inferior esquerdo, escrito em letras menores: “Mais informações & English version” e símbolo QR Code, que permite acesso digital aos conteúdos da exposição.

 

Painel 2:

391 Estamos Aqui! Mulheres Negras por Militão de Azevedo - Painel 2

Fotografia em preto em branco onde figuram duas mulheres retratadas uma ao lado da outra, da cintura para cima. As duas estão de frente para a câmara e olham diretamente para ela com uma expressão serena. Ambas usam xales, com estampas diferentes, que cobrem seus ombros e bustos. A mulher à esquerda, além de um pouco mais alta é também mais velha que a outra. Possui cabelos curtos e crespos repartidos ao meio. Seu braço esquerdo apóia sobre o ombro da jovem adolescente à direita, cujos cabelos estão repartidos para o lado esquerdo de seu rosto.

[legenda: Retrato nº 8951D (sem título) Fotografia/ Álbum Albumina XIX (1877) Photografia Americana]

Abaixo da imagem, encontra-se o texto:

Sete mulheres negras fotografadas por Militão Augusto de Azevedo

A série de exposições “Estamos aqui” apresenta, no Dia da Consciência Negra, seis fotografias de Militão Augusto de Azevedo pertencentes aos álbuns que se acredita serem os livros de controle e mostruário dos estúdios Carneiro & Gaspar e de sua sucessora, a Photografia Americana. Estes álbuns trazem mais de 12.000 retratos, produzidos em carte-de-visite e cabinet-portrait, numerados sequencialmente.

Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) foi um fotógrafo conhecido pelos estudiosos da Cidade de São Paulo em virtude dos registros fotográficos urbanos que realizou dando origem ao Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo, 1862-1887.

 

Painel 3:  

393 Estamos Aqui! Mulheres Negras por Militão de Azevedo - Painel 3

“O Museu Paulista é o mais antigo museu da cidade de São Paulo. Fundado em 1891, o Museu funcionava numa casa da rua da Consolação. Foi transferido, em 1895 para o edifício do Ipiranga, construído para ser um monumento à memória da Independência. Desde 1963, faz parte da Universidade de São Paulo (USP).” 

“Em 2013, o Edifício-Monumento fechou para o público por causa do agravamento de infiltração de água nos forros dos tetos. Havia ameaça de desabamento em várias salas, inclusive do Salão Nobre. Além disso, o edifício apresenta danos em suas fachadas, carece de modernas instalações elétricas e hidráulicas e não está preparado para oferecer acessibilidade às pessoas com deficiência.” 

Ao lado do texto encontra-se a reprodução de duas fotografias do Edifício-monumento. O edifício possui 123 metros de comprimento e 16 metros de profundidade, três andares, duas torres nas extremidades e, ao centro, um frontão triangular apoiado por colunas do qual parte a escadaria que dá acesso à entrada. Tem muitas janelas e portas em arco e sua arquitetura é predominantemente neoclássica, com profusão de detalhes decorativos. Em ambas as fotografias o edifício está sobre um vasto descampado. 

Na primeira fotografia, em preto e branco, há vários grupos de pessoas no entorno do edifício e na escadaria. À direita concentra-se um grupo de oficiais montados em cavalos com bandeiras erguidas. 

[legenda: Festejo a frente do Monumento do Ipiranga, em 1890, antes de o edifício ser destinado a abrigar o Museu Paulista, primeiro museu público do Estado de São Paulo. Fotografia atribuída a Guilherme Gaensly]

Na segunda fotografia, em sépia, o entorno do edifício está mais vazio, há apenas uma charrete a sua frente e duas ou três pessoas na escadaria. 

[legenda: Edifício-monumento com charrete à frente, por volta de 1890. Fotografia de autor não identificado, com legenda da Companhia Industrial de São Paulo.]

 

Painel 4

394 Estamos Aqui! Mulheres Negras por Militão de Azevedo - Painel 4

Fotografia em preto e branco com foco no rosto e ombros de uma mulher. Ela está ligeiramente virada para a direita e seu olhar mira nesta direção, com expressão séria. Ela tem cabelos crespos e curtos, enfeitados com um adorno de duas pequenas flores brancas. Usa roupa branca com decote quadrado. 

[legenda: Retrato nº 2095D (sem título) Fotografia/ Álbum Albumina XIX (1865-1870) Photografia Americana]

 

Painel 5: As ações para a recuperação do Edifício-Monumento


395 Estamos Aqui! Mulheres Negras por Militão de Azevedo - Painel 5 

“Diagnóstico dos problemas das fachadas e das coberturas do Edifício-Monumento”. 

Duas fotografias de parte da fachada do edifício onde se vêem operários trabalhando sobre guindastes.

“Colocação de mantas para evitar a infiltração de água de chuvas”. 

Três fotografias, tiradas de ângulos diferentes, mostram operários fazendo a colocação de mantas no telhado central do edifício.

“Escoramento de tetos com risco de desabamento”. 

Duas fotografias do interior de uma sala com operários fazendo o escoramento do teto com vigas de madeira.

“Preparação dos acervos que serão transferidos”. 

Duas fotografias de profissionais do museu, com máscara e luvas de proteção, trabalhando no acondicionamento de acervos.    

[legenda: As coleções foram inventariadas para permitir que possam ser transferidas com segurança.]

 

Painel 6:

 

396 Estamos Aqui! Mulheres Negras por Militão de Azevedo - Painel 6

Fotografia em preto e branco de uma mulher retratada da cintura pra cima. Ela está de frente para a câmera e dirige seu olhar para ela. Usa roupa escura, bem ajustada ao seu corpo, com decote canoa que deixa parte de seus ombros a mostra, cobertos apenas por um véu transparente. Vê-se parte de seus braços soltos, rente ao corpo. Usa brincos, colar e um cinto branco com um adorno de flor que marca sua silhueta. Seus cabelos curtos e volumosos estão repartidos para a esquerda de seu rosto.

[legenda: Retrato nº 1216D (sem título) Fotografia/ Álbum Albumina XIX (1865-1870) Photografia Americana]

  

Painel 7: As ações para a recuperação do Edifício-Monumento

397 Estamos Aqui! Mulheres Negras por Militão de Azevedo - Painel 7

“Proteção dos acervos que não podem sair do Edifício-Monumento”. 

Cinco fotografias que mostram o trabalho de proteção dos acervos.

As três primeiras mostram o trabalho de embalagem de pinturas de grande dimensão. 

[Legenda: Pinturas de grande porte necessitaram de proteção]

As outras duas exibem a cobertura instalada sobre a maquete da cidade de São Paulo.  

[Legenda: A maquete de gesso da cidade de São Paulo foi protegida]

“Preparação de novas reservas técnicas e laboratórios”. 

Quatro fotografias: duas mostram o mobiliário de novas reservas técnicas; uma outra exibe móveis do acervo apoiados sobre bases com rodinhas e a última mostra a parte interna de um amplo galpão. 

[legenda: novas reservas técnicas e laboratórios de conservação foram montados em imóveis com apoio da FAPESP.]

2016-2017

Diagnóstico das estruturas 

Elaboração do projeto de restauração e modernização.

2018

Início das obras

Nossa meta é reinaugurá-lo nas comemorações do Bicentenário da Independência em 2022.

 

Painel 8:

398 Estamos Aqui! Mulheres Negras por Militão de Azevedo - Painel 8

Fotografia em preto e branco de uma mulher retratada do busto para cima. Está de frente para a câmera, olhando-a diretamente com uma expressão séria. Usa vestido escuro bem ajustado ao corpo, além de um lenço branco amarrado ao pescoço e um par de brincos que adornam suas orelhas. Seus cabelos crespos e volumosos estão divididos ao meio. 

[legenda: Retrato nº 7944D (sem título) Fotografia/ Álbum Albumina XIX (1876) Photografia Americana]

 

Painel 9: O Museu Paulista continua ativo! 

399 Estamos Aqui! Mulheres Negras por Militão de Azevedo - Painel 9 

“Desde 2013, o acervo está circulando...”

Conjunto de cinco fotografias: três delas mostram pinturas do acervo expostas em outros museus e as outras duas exibem telas sendo retiradas e embaladas.

“Exposições estão sendo desenvolvidas em diferentes espaços...”

Cinco fotografias de diferentes exposições desenvolvidas pelo Museu Paulista. Entre os itens expostos pode-se observar fotografias, pinturas, equipamentos e bustos.

“O acervo continua crescendo...”

Sete fotografias de acervos adquiridos pelo Museu Paulista, como álbuns, fotografias, esculturas de porcelana, catálogo de bordados, etc.

 

Painel 10:

400 Estamos Aqui! Mulheres Negras por Militão de Azevedo - Painel 10

Fotografia em preto e branco de uma mulher retratada do busto para cima. Ela está de frente para a câmera, para onde dirige seu olhar. Sua expressão é serena. Usa roupas claras, com um decote canoa que mostra parte de seus ombros, envolvidos por um xale da mesma cor da roupa, além de um colar e um par de brincos. Seus cabelos estão repartidos para a direita de seu rosto e presos em um coque baixo. 

[legenda: Retrato nº 1765D CATHARINA PAVÃO (ENGOMADEIRA) Fotografia/ Álbum Albumina XIX (1865-1870) Photografia Americana]

 

Painel 11: O Museu Paulista continua ativo!


401 Estamos Aqui! Mulheres Negras por Militão de Azevedo - Painel 11 

“Seguem os projetos de conservação e restauro...”

Quatro fotografias sobre o trabalho de conservação de acervos. Na primeira observa-se uma profissional que utiliza um microscópio para analisar uma moeda. A mesma moeda é exibida na imagem seguinte. A terceira fotografia compara duas imagens de um mesmo documento: a primeira, vista a olho nu e, a segunda, copiada durante o processo de restauração. Na última fotografia vê-se um laboratório preparado para um projeto de restauração.

 “As atividades acadêmicas não pararam...”

Cinco fotografias: a primeira exibe a capa da publicação científica do Museu Paulista, as três imagens seguintes mostram cursos e palestras realizadas no espaço de atividades educativas do Museu e a última exibe estagiários trabalhando sob orientação..

[legenda: Edição da revista científica do Museu, aulas de graduação, pós-graduação, orientações de alunos e estagiários, além de oficinas, eventos científicos, cursos e palestras].

“Criamos novas formas de trabalhar junto aos públicos...”

Conjunto de nove fotografias de atividades educativas voltadas para diferentes perfis de público realizadas em diferentes espaços, inclusive em meio virtual..

“As equipes do Museu Paulista estão trabalhando a todo vapor!”

 

Painel 12:

402 Estamos Aqui! Mulheres Negras por Militão de Azevedo - Painel 12

Fotografia em preto e branco de uma mulher retratada do busto para cima. Seu corpo está ligeiramente virado para o lado direito, mas seu rosto e olhar estão voltados para a câmera. Sua expressão é séria. Sua roupa, escura e bem ajustada ao corpo, apresenta gola V com detalhes de babados em preto e branco. Possui cabelos curtos e crespos. U um par de brincos adornam suas orelhas.

[legenda: Retrato nº 7599D (sem título) Fotografia/ Álbum Albumina XIX (1876) Photografia Americana]

 

Painel 13: Programação do Museu Paulista da USP

O último painel apresenta a programação das atividades do Museu Paulista abertas ao público. As informações são atualizadas periodicamente e podem ser consultados no site: www.mp.usp.br.