O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Estamos Aqui! Paulistanos em Festa #pracegover

Voltar para Estamos Aqui!

Descrição da exposição “Estamos Aqui: Paulistanos em festa”

Apresentação Geral:

A exposição “Estamos aqui” é composta por treze painéis azuis, sendo sete retangulares (2,00m largura x 0,50m altura), intercalados com outros seis painéis quadrados (1,50m x 1,50m). Os painéis retangulares possuem uma marca d’água com a fachada do edifício-monumento e apresentam fotos e textos sobre a história do Museu Paulista, as ações para recuperação do edifício-monumento e as atividades que o Museu vem realizando desde o seu fechamento, em 2013. 

Os outros seis painéis apresentam a série “Paulistanos em festa”, composta por seis fotografias do nosso acervo que apresentam comemorações ocorridas na cidade de São Paulo em diferentes momentos. 

Detalhes de cada uma das fotografias foram ampliados e a imagem original foi inserida numa caixa de texto menor, acompanhada de sua legendada. Os painéis estão dispostos lado a lado e fixados em tapumes que cercam a escadaria central do edifício-monumento

Para facilitar a compreensão, optamos por começar com uma descrição geral da imagem inteira para, em seguida, focalizarmos no recorte, indo do geral para o detalhe destacado.

 

Painel 1:

412

Escrito em letras brancas e amarelo ocre encontra-se o título da exposição “Estamos aqui”. No canto inferior esquerdo, escrito em letras menores: “Mais informações & English version” e símbolo QR Code, que permite acesso digital aos conteúdos da exposição.

 

Painel 2:

413

Descrição geral: fotografia em preto e branco de um corso carnavalesco. Nela se vê um carro, tipo conversível, num desfile por uma rua da cidade de São Paulo. Sobre o carro há um grupo de dez pessoas de idades variadas - crianças, jovens e adultos - que, a julgar pelos traços fisionômicos, parecem ser da mesma família. A maioria delas está fantasiada ou utiliza algum adereço. Há serpentinas sobre as pessoas e sobre o carro. Atrás dele, muitas pessoas em pé na calçada assistindo ao desfile. 

O detalhe ampliado enquadra cinco pessoas sobre o carro. No primeiro plano ao centro encontra-se um senhor, mais velho, possivelmente o pai, está sentado, frente ao volante, onde apóia um dos braços. Ele traz um cigarro na boca e acena com o chapéu. Atrás dele, uma mulher de vestido branco e chapéu. A sua esquerda, uma menina pequena, um rapaz e uma outra menina adolescente com um chapéu branco. Com exceção da menina pequena, todos olham em direção a câmera e sorriem.

Na lateral da imagem, uma caixa de texto com a apresentação da série:

“6 fotografias do acervo do Museu Paulista da USP que apresentam comemorações ocorridas na cidade de São Paulo em espaços públicos e privados, em diferentes momentos, em diferentes segmentos sociais. Valorizando as diferenças é construída uma narrativa que coloca imagens em diálogos e conflitos”

[legenda: Corso Carnavalesco*

Autoria: Giuseppe Pesce

Século XX

Fotografia

Gelatina, papel revelação

Acervo do Museu Paulista da USP]

 

Painel 3:

414

“O Museu Paulista e o Edifício-Monumento do Ipiranga”

“O Museu Paulista é o mais antigo museu da cidade de São Paulo. Fundado em 1891, o Museu funcionava numa casa da rua da Consolação. Foi transferido, em 1895 para o edifício do Ipiranga, construído para ser um monumento à memória da Independência. Desde 1963, faz parte da Universidade de São Paulo (USP).” 

“Em 2013, o Edifício-Monumento fechou para o público por causa do agravamento de infiltração de água nos forros dos tetos. Havia ameaça de desabamento em várias salas, inclusive do Salão Nobre. Além disso, o edifício apresenta danos em suas fachadas, carece de modernas instalações elétricas e hidráulicas e não está preparado para oferecer acessibilidade às pessoas com deficiência.” 

Ao lado do texto encontra-se a reprodução de duas fotografias do Edifício-monumento. O edifício possui 123 metros de comprimento e 16 metros de profundidade, três andares, duas torres nas extremidades e, ao centro, um frontão triangular apoiado por colunas do qual parte a escadaria que dá acesso à entrada. Tem muitas janelas e portas em arco e sua arquitetura é predominantemente neoclássica, com profusão de detalhes decorativos. Em ambas as fotografias o edifício está sobre um vasto descampado. 

Na primeira fotografia, em preto e branco, há vários grupos de pessoas no entorno do edifício e na escadaria. À direita concentra-se um grupo de oficiais montados em cavalos com bandeiras erguidas. 

[legenda: Festejo a frente do Monumento do Ipiranga, em 1890, antes de o edifício ser destinado a abrigar o Museu Paulista, primeiro museu público do Estado de São Paulo. Fotografia atribuída a Guilherme Gaensly]

Na segunda fotografia, em sépia, o entorno do edifício está mais vazio, há apenas uma charrete a sua frente e duas ou três pessoas na escadaria. 

[legenda: Edifício-monumento com charrete à frente, por volta de 1890. Fotografia de autor não identificado, com legenda da Companhia Industrial de São Paulo.]

 

Painel 4:

415

Descrição geral: fotografia em preto e branco de um grupo de pessoas no interior de uma sala de jantar. No primeiro plano, ao centro, uma mesa e sobre ela um luxuoso banquete, com uma numerosa quantidade de porcelanas e taças. Ao redor da mesa, distribuídos à direita, à esquerda e na ponta, temos quatorze pessoas, sendo sete homens e sete mulheres. Todos estão elegantemente vestidos. Os homens estão de terno preto e gravata, já as mulheres, com exceção de uma, usam chapéus adornados. Há também pessoas em pé: à direita, três homens, um deles com uma bandeja na mão; à esquerda, outro homem com uma bandeja; e ao centro, atrás de uma cortina, duas mulheres e duas meninas, todas de chapéu. 

O detalhe ampliado focaliza quatro pessoas que estão sentadas do lado esquerdo da mesa: três homens e uma mulher. A expressão delas é séria e apenas dois dos homens olham em direção a câmera.  

[legenda: Casamento de Nicota*

Autoria: Luiz Gonzaga*

1920 dec.

São Paulo

Fotografia

Papel Albuminado

Acervo do Museu Paulista da USP]

 

Painel 5:

416

“As ações para a recuperação do Edifício-Monumento”

“Diagnóstico dos problemas das fachadas e das coberturas do Edifício-Monumento”. 

Duas fotografias de parte da fachada do edifício onde se vêem operários trabalhando sobre guindastes.

“Colocação de mantas para evitar a infiltração de água de chuvas”. 

Três fotografias, tiradas de ângulos diferentes, mostram operários fazendo a colocação de mantas no telhado central do edifício.

“Escoramento de tetos com risco de desabamento”. 

Duas fotografias do interior de uma sala com operários fazendo o escoramento do teto com vigas de madeira.

“Preparação dos acervos que serão transferidos”. 

Duas fotografias de profissionais do museu, com máscara e luvas de proteção, trabalhando no acondicionamento de acervos.    

[legenda: As coleções foram inventariadas para permitir que possam ser transferidas com segurança.]

 

Painel 6:

418

Fotografia em preto e branco de um grupo de aproximadamente 50 pessoas de idades variadas – crianças, jovens e adultos. Estão todos numa área externa da casa, reunidos em torno de uma grande mesa, na qual podemos ver muitos pratos com comidas e muitas garrafas de diferentes tamanhos. A maioria das pessoas exibe sua garrafa ou copo no momento da foto. 

O detalhe ampliado focaliza quatro personagens, três homens e um menino. Temos na seqüência do plano inferior pra cima, um homem mais velho, um menino de óculos, um rapaz exibindo sua garrafa e copo cheio e um outro rapaz que leva sua garrafa a boca. Todos olham na direção da câmera. O menino e um dos rapazes sorriem.

[legenda: Festa*

Autoria não identificada

S/D

Fotografia

Acervo do Museu Paulista da USP] 

 

Painel 7:

419

“As ações para a recuperação do Edifício-Monumento”

“Proteção dos acervos que não podem sair do Edifício-Monumento”. 

Cinco fotografias que mostram o trabalho de proteção dos acervos.

As três primeiras mostram o trabalho de embalagem de pinturas de grande dimensão. 

[Legenda: Pinturas de grande porte necessitaram de proteção]

As outras duas exibem a cobertura instalada sobre a maquete da cidade de São Paulo.  

[Legenda: A maquete de gesso da cidade de São Paulo foi protegida]

“Preparação de novas reservas técnicas e laboratórios”. 

Quatro fotografias: duas mostram o mobiliário de novas reservas técnicas; uma outra exibe móveis do acervo apoiados sobre bases com rodinhas e a última mostra a parte interna de um amplo galpão. 

[legenda: novas reservas técnicas e laboratórios de conservação foram montados em imóveis com apoio da FAPESP.]

2016-2017

Diagnóstico das estruturas 

Elaboração do projeto de restauração e modernização.

2018

Início das obras

Nossa meta é reinaugurá-lo nas comemorações do Bicentenário da Independência em 2022.

 

Painel 8:

420

Fotografia colorida de um grupo de aproximadamente doze crianças brincando no espelho d’água em frente ao Museu Paulista. O espelho d’água fica num plano abaixo do edifício do museu, no mesmo nível do jardim. Assim vemos o museu ao fundo e, a sua frente, na esplanada, uma fileira de balaustres sobre as quais muitas pessoas se debruçam para olhar a paisagem. O recorte da imagem focaliza três crianças: um menino à direita aparece de perfil com a parte de baixo no corpo na água; uma menina à esquerda, aparece de costas, sentada à beira da fonte; e, ao centro, uma menina, aparece de costas, pulando em direção a água, seus joelhos estão dobrados e os braços ligeiramente abertos. 

[legenda: Pessoas em espelho d’água em frente ao Museu Paulista da USP

Autoria: Hélio Nobre

2000 dec.

Ipiranga, SP

Fotografia Digital

Acervo do Museu Paulista da USP]

 

Painel 9:

421

“O Museu Paulista continua ativo!

“Desde 2013, o acervo está circulando...”

Conjunto de cinco fotografias: três delas mostram pinturas do acervo expostas em outros museus e as outras duas exibem telas sendo retiradas e embaladas.

“Exposições estão sendo desenvolvidas em diferentes espaços...”

Cinco fotografias de diferentes exposições desenvolvidas pelo Museu Paulista. Entre os itens expostos pode-se observar fotografias, pinturas, equipamentos e bustos.

“O acervo continua crescendo...”

Sete fotografias de acervos adquiridos pelo Museu Paulista, como álbuns, fotografias, esculturas de porcelana, catálogo de bordados, etc.

 

Painel 10:

422

Fotografia em preto e branco de um evento religioso realizado no Parque da Independência. O enquadramento em plano aberto mostra uma multidão de pessoas num espaço amplo com árvores e canteiros nas duas laterais, além dos postes de luz enfileirados, ao fundo, bem centralizado o monumento à independência. No primeiro plano, da esquerda para a direita, temos um grupo de coroinhas, um rapaz que opera uma câmera, mais alguns homens, entre eles, na extrema direita, um oficial. Todos de costas para a câmera e de frente para a multidão. A multidão é composta por religiosos, homens e mulheres, oficiais e pessoas da sociedade civil. O recorte da imagem focaliza o lado direito onde vemos parte da multidão de pessoas presentes no evento.

[legenda: 1º Congresso da Padroeira do Brasil

Ipiranga, São Paulo *

Autoria desconhecida

1954

São Paulo, SP

Fotografia

Acervo do Museu Paulista da USP]

 

Painel 11:

423

“O Museu Paulista continua ativo!”

“Seguem os projetos de conservação e restauro...”

Quatro fotografias sobre o trabalho de conservação de acervos. Na primeira observa-se uma profissional que utiliza um microscópio para analisar uma moeda. A mesma moeda é exibida na imagem seguinte. A terceira fotografia compara duas imagens de um mesmo documento: a primeira, vista a olho nu e, a segunda, copiada durante o processo de restauração. Na última fotografia vê-se um laboratório preparado para um projeto de restauração.

 “As atividades acadêmicas não pararam...”

Cinco fotografias: a primeira exibe a capa da publicação científica do Museu Paulista, as três imagens seguintes mostram cursos e palestras realizadas no espaço de atividades educativas do Museu e a última exibe estagiários trabalhando sob orientação..

[legenda: Edição da revista científica do Museu, aulas de graduação, pós-graduação, orientações de alunos e estagiários, além de oficinas, eventos científicos, cursos e palestras].

“Criamos novas formas de trabalhar junto aos públicos...”

Conjunto de nove fotografias de atividades educativas voltadas para diferentes perfis de público realizadas em diferentes espaços, inclusive em meio virtual..

“As equipes do Museu Paulista estão trabalhando a todo vapor!”

 

Painel 12:

424

Fotografia colorida de um grupo de aproximadamente trinta pessoas numa manifestação na escadaria em frente ao Museu Paulista. No primeiro plano, temos duas mulheres que seguram uma grande faixa com os dizeres “Lei nº 10.948 artigos 1 e 2 dispõe que será punida: toda forma de discriminação contra cidadão homossexual, bissexual e transgênero / qualquer ação violenta, constrangedora, vexatória, etc. / proibir a livre expressão e manifestação de afeto. G. U. T. Grupo Unificado das ‘Trans’”. Atrás delas há várias pessoas, entre os quais alguns homens e mulheres com cartazes de papel em formato de coração com os escritos: “Justiça”, “Cidadania”, “Grupo Unificado das ‘Trans”’, “Somos família”, “Tolerância”, “Compreensão”. O recorte da imagem focaliza numa mulher, loira que segura um cartaz branco de papel, em formato de coração, com babado rosa de papel crepom, escrito em letras cursivas a palavra “Justiça”.

[legenda: Manifestação do Grito

dos Excluídos no Parque da Independência

(Grupo Unificado das “Trans” / 

Associação do Orgulho LGBT de 

São Paulo, atual Associação da Parada 

do Orgulho LGBT de São Paulo*

Autoria: Hélio Nobre

07/09/2004

Acervo do Museu Paulista da USP]