O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Exposição Antonio Candido na Coleção Edgard Carone

Exposição Antonio Candido na Coleção Edgard Carone, com obras de e sobre Antonio Candido existentes na biblioteca do Prof. professor Carone, pertencente ao acervo do Museu Republicano. Na Biblioteca do Museu Republicano de Itu (Casa do Barão). 

Antonio Candido de Mello e Souza (Rio de Janeiro, RJ, 1918 - São Paulo, SP, 2017) foi escritor, crítico literário, sociólogo e professor universitário. Suas obras tornaram-se base para debate da formação literária nacional, associadas aos estudos de nossa construção sociológica. 

Entre as inúmeras obras produzidas por Candido está Parceiros do Rio Bonito, um clássico da chamada sociologia rural. O autor colheu material para este livro em várias cidades do interior paulista, como Tietê, Porto Feliz, Conchas, Botucatu, porém o município que ele mais frequentou foi Bofete, na antiga fazenda de Edgard Carone. Trata-se de uma obra de referência no assunto e, a partir dela, será dado enfoque à amizade entre Antonio Candido e Edgard Carone, cuja biblioteca pertence ao acervo do Museu Republicano.

A coleção Edgard Carone é formada por edições nacionais e estrangeiras relacionadas ao marxismo, comunismo e socialismo, além de obras raras de filosofia, ciência política e econômica, história da república brasileira e clássicos da literatura nacional e estrangeira. Há também documentação textual que reúne correspondência pessoal, coleção de jornais e entrevistas, entre outros materiais.

 

650