O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

“A Florada”, de Antonio Ferrigno, retorna a São Paulo para exposição na Pinacoteca

Em junho de 2015, a tela “A Florada”, de Antonio Ferrigno, foi emprestada pelo Museu Paulista da USP <link> para uma grande exposição internacional, que teve início naquele mesmo mês, na cidade de Ontário, no Canadá. A exposição, após temporada que passou também pelos EUA, chegou no último dia 27 de fevereiro à São Paulo, onde pode ser visitada na Pinacoteca de São Paulo.

168

Paisagens icônicas de 14 diferentes países (desde o Canadá até o Cone Sul), técnicas de representação e linguagens artísticas variadas podem ser apreciadas nos 118 trabalhos de 85 artistas oriundos de 11 países diferentes. A mostra nasceu de uma parceria inédita firmada em 2010 entre a Pinacoteca de São Paulo, a Art Gallery of Ontario e a Terra Foundation for American Art (Chicago, EUA) e apresenta obras de grandes artistas do continente americano, como os brasileiros Tarsila do Amaral e Pedro Américo.

A tela “A Florada” faz parte de uma série de pinturas que Ferrigno fez por encomenda do proprietário da Fazendo Santa Gertrudes, representando a cultura do café no interior paulista. Agora, a série completa poderá ser apreciada nas paredes da Pinacoteca, já que as outras cinco telas do conjunto estão na exposição “Coleções em Diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo”, em cartaz até janeiro de 2017.

170

 

Serviço

Exposição: Paisagem nas Américas: Pinturas da Terra do Fogo ao Ártico

Visitação: de 27 de fevereiro a 29 de maio de 2016

Horário: Quarta a segunda, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h.

Endereço: Praça da Luz, 02, São Paulo - SP 

Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudante). Grátis aos sábados. Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.