O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

História controversa dos bandeirantes é tema do Museu Paulista na 15ª Semana de Museus

Dia 18 de maio é o dia internacional dos museus, e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) aproveita a data para celebrar anualmente a Semana dos Museus, que em 2017 será dos dias 15 a 21.

452

Em sua 15ª edição, a Semana de Museus tem com o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. A proposta é explicitar em todo o país como as instituições museológicas constroem as histórias e narrativas que dão forma a nossas memórias. Como são feitas a partir de escolhas, disputas e ausências, o que está expresso nas narrativas de nossos museus?

O Museu do Ipiranga, dando sequência a sua série de exposições Estamos Aqui! na fachada do Edifício-Monumento – que se encontra fechado para obras de restauro e modernização –, escolheu como assunto principal a narrativa sobre as bandeiras e a construção da imagem do bandeirante. Bandeirante: um personagem em debate, título da exposição, discute a maneira como esses ícones da história paulista e brasileira foram representados em esculturas e pinturas do acervo do Museu.

Com curadoria do professor Paulo César Garcez Marins, os 10 painéis que compõem a exposição explicitam algumas sutilezas na representação e construção da imagem do bandeirante, como por exemplo a pose majestática em que foram retratados, baseada em pinturas europeias de reis, ou as feições que escondem os traços mestiços que muitos deles possuíam em função de ascendências indígenas.

Mais atividades no Museu do Ipiranga

No dia 16, a partir das 14h, acontece no auditório localizado na Avenida Nazaré a mesa-redonda Bandeirantes: do mito unificador à controvérsia que apresenta estudos em andamento sobre a construção da figura do bandeirante como mito identitário na sociedade paulista – processo em que o Museu Paulista desempenhou um papel fundamental –, cuja glorificação memorial vem sendo cada vez mais questionada, suscitando inúmeros debates ao longo do século XX que se prolongam até o presente. Com coordenação da vice-diretora do Museu Paulista, professora Vânia Carneiro de Carvalho, participam do debate o professor Paulo César Garcez Marins, docente do Museu, e Thais Chang Waldman, aluna do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Apresentando documentos da década de 1840, o Serviço de Documentação Iconográfica e Textual do Museu oferece a oficina Análise Documental nos dias 18 e 19 de maio, das 9 às 12 horas. A oficina tem como objetivo apresentar aos participantes documentos com foco na chamada Revolução Liberal de 1842, e a maneira como este episódio foi construído e reproduzido pelo Museu Paulista, 100 anos depois, e será realizada pela supervisora do Serviço, Tatiana Vasconcelos, e pelo especialista Rodrigo Martins Irponi.

Em parceria com o Museu de Zoologia da USP e o Museu da Cidade de São Paulo, no dia 20 de maio a equipe do Serviço Educativo do Museu do Ipiranga propõe uma formação para educadores que trata do tema da morte em espaços museológicos. In Memorian procura refletir sobre como tratar esse tema complexo e delicado em um espaço educacional.

No domingo, dia 21, será realizado um mapeamento coletivo no Parque da Independência para identificar referências culturais da região do Ipiranga a partir do olhar dos frequentadores do espaço. A atividade acontece das 10h às 12h30 com coordenação do Serviço de Atividades Educativas do Museu.

 

Programação

454

Exposição Estamos Aqui! Bandeirante: um personagem em debate.

Série de painéis sobre a imagem dos bandeirantes representados nos acervos do Museu. Na fachada do Edifício-Monumento.

Local: Parque da Independência (aberto diariamente das 5h às 20h)

 

16/05/2017 - 14:00 às 16:00

MESA REDONDA - Discussão sobre os acervos dos bandeirantes no Museu Paulista.

Local: Avenida Nazaré, 268 - Ipiranga - São Paulo - SP

Inscrições gratuitas, 20 vagas – cursosmp@usp.br ou (11) 2065-8075

 

18/05/2017 a 19/05/2017 - 09:00 às 12:00 

OFICINA - A oficina terá como propósito conduzir os participantes ao universo da construção histórica por meio de um conjunto de documentos adquiridos pelo Museu entre os anos 1920 e 1940.

Local: Avenida Nazaré, 268 - Ipiranga - São Paulo – SP

Inscrições gratuitas, 20 vagas – cursosmp@usp.br ou (11) 2065-8075

 

20/05/2017 

FORMAÇÃO – In Memorian: reflexões sobre a morte em espaços museológicos. Parceria do Museu Paulista da USP, Museu de Zoologia da USP e Museu da Cidade de São Paulo. Como tratar um tema tão complexo e delicado em um espaço educacional?

Local: Avenida Nazaré, 268 - Ipiranga - São Paulo – SP

Inscrições gratuitas, 30 vagas – educativomuseudacidade@gmail.com

 

21/05/2017 - 10:00 às 12:30 

OFICINA - Mapeamento coletivo no Parque da Independência: objetiva identificar as referências culturais da região do Ipiranga a partir do olhar dos frequentadores do espaço.

Local: Parque da Independência em frente ao Museu Paulista

Inscrições gratuitas, 20 vagas – serveduc@usp.br