O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Museus no Ipiranga e em Itu têm exposição, caminhada noturna e oficinas nas férias de julho

O Museu Paulista da USP promove diversas atividades neste mês de julho, tanto em sua sede no bairro paulistano do Ipiranga quanto no Museu Republicano de Itu, sua extensão no interior do Estado de São Paulo


488 Mesmo com o fechamento do Edifício-Monumento (Museu do Ipiranga) ao público para obras de restauro e modernização, entre os dias 10 e 29 de julho diversos setores do Museu Paulista da USP promovem atividades culturais no período das férias escolares. A programação inclui desde a inauguração da exposição Elos: Portas e janelas de Itu, parte da programação do festival INTERFOTO ITU, até uma visita noturna em parceria com os Museus da Cidade e de Zoologia ao Parque da Independência e seu entorno.

A primeira atividade do mês faz parte da programação do 14º Encontro USP Escola. Com início no dia 10 de julho e até o dia 14, a equipe do Museu do Ipiranga irá oferecer o curso Museu Paulista: interdisciplinaridade e possibilidades educativas de um museu de História, relacionando as tarefas realizadas na instituição com o trabalho dos professores em sala de aula. Serão abordados temas como conceitos-chave de História e Cultura Material e as peculiaridades da pesquisa em um museu universitário. O curso acontece na Cidade Universitária, tem 45 vagas para professores e profissionais de outras áreas com interesse no assunto, e exige inscrição prévia.

Ainda no Ipiranga, acontecem a Oficina de Brinquedos, no dia 22, e a Caminhada Noturna Museus do Ipiranga, no dia 28. A oficina irá confeccionar brinquedos com sucata a partir de temas do Museu da Cidade (peteca), Museu Paulista (bilboquê) e Museu de Zoologia (dedoches). Ao final, será elaborado um binóculo para ser utilizado em percurso pelo Parque da Independência, envolvendo o Museu da Cidade e o Museu do Ipiranga (visita externa), e será encerrada com uma visita noturna ao Museu de Zoologia. Os participantes irão guardar sua experiência por meio de um mapa com diferentes formas de registro.

Na cidade de Itu, o Museu Republicano preparou suas atividades, entre os dias 11 e 29, em parceria com várias instituições da cidade: União Negra Ituana, INTERFOTO ITU, Cinepiano, Secretaria de Cultura de Itu/Festival de Artes de Itu e CRAS PIPA/Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Itu.

A primeira delas é a oficina Brinquedos e Brincadeiras da cultura da infância, que consiste em valorizar a arte do “saber fazer” – os gestos, as músicas e trabalhos manuais das tradições do interior – que possibilitam a troca de memórias entre crianças de várias idades, jovens e adultos na produção coletiva do brincar. No dia 13, acontece a oficina educativa Mapas Imaginários como parte da abertura da mostra Frestas rendadas: mapa afetivo do Centro Histórico, um mapa confeccionado e bordado pelas mulheres da renda cidadã do CRAS PIPA/Secretaria de Promoção Social de Itu, e idealizado pelo Serviço Educativo do Museu com a artista plástica Morgana Ribeiro.

No mesmo dia, a programação do Museu Republicano abre espaço para a fotografia, com a abertura da exposição Elos: Portas e janelas de Itu, uma seleção de 20 trabalhos sobre a temática promovida pela parceria do Museu com o INTERFOTO ITU, que ficará em cartaz entre julho e setembro de 2017. Mais tarde, no auditório do Centro de Estudos, acontecerá a palestra Fotografia e Conservação com João Marcos Rosa e Érico Hiller. No dia 15 pela manhã, terá vez a palestra Tratamento e Edição Profissional de Imagens com Photoshop, Lightroom e ACR, por Alexandre Keese.

Quem visitar o Centro de Estudos no dia 21 poderá vivenciar uma experiência audiovisual única na apresentação de grandes clássicos do cinema com O CINEPIANO. Ao piano, Tony Berchmans irá improvisar a trilha sonora e musical das obras exibidas utilizando temas de sua autoria e excertos das músicas folclórica e clássica, sempre em intenso diálogo com a narrativa dos filmes.

A programação terá sua conclusão com uma grande celebração à mulher negra em Itu. Ao longo de todo o dia 29, o 2º Encontro da Mulher Negra em Itu promove contação de história com Marina Costa, exibição audiovisual do “Samba de Terreiro de Itu” de Júlio Abe Wakahara, a palestra “A População negra de Itu pós-abolição” com a professora da UNESP Claudete de Sousa Nogueira, a roda de conversa “Mulheres negras ituanas e a contemporaneidade” com representantes da União Negra Ituana, e o encerramento com apresentação da Folia de Reis Estrela do Oriente de Itu.

Toda a programação é gratuita, tanto no Ipiranga quanto em Itu. Algumas porém exigem inscrições prévias. Além das atividades, o Museu Republicano de Itu recebe visitantes de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

Confira os detalhes da programação:

 

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS DO MUSEU DO IPIRANGA

 

14º Encontro USP Escola

Curso: Museu Paulista: interdisciplinaridade e possibilidades educativas de um museu de História

Data: 10 a 14 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h

Local: Instituto de Física da USP (Rua do Matão, 1371 – Cidade Universitária, São Paulo/SP)

Vagas: 45 para professores e demais interessados

Informações e inscrições: serveduc@usp.br / (11) 2065-8053/8055

 

Programação em parceria com o Museu da Cidade e o Museu de Zoologia

Oficina de brinquedos

Data: 22/07, sábado, das 10h às 12h

Local: Bosque do Parque da Independência (mesas próximas ao parquinho, Ipiranga, São Paulo/SP)

Vagas: 30 para o público em geral

Sem necessidade de inscrição prévia

 

Caminhada noturna Museus do Ipiranga

Data: 28/07, sexta, às 18h

Local: Parque da Independência (Ipiranga, São Paulo/SP)

Vagas: 30 por ordem de inscrição

Informações e inscrições: serveduc@usp.br / (11) 2065-8053/8055

 

 

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS DO MUSEU REPUBLICANO DE ITU

 

Oficina: Brinquedos e Brincadeiras da cultura da infância

Data: 11 de julho, terça-feira, 14h às 17h

Educadoras responsáveis: Aline Zanatta e Cristina Nizzola. 

Número de vagas: 10

Público: para educadores

Local: Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 67, Centro) 

Inscrições: (11) 4023-0240

 

Abertura da mostra: Frestas rendadas: mapa afetivo do Centro Histórico

Data: 13 de julho, quinta-feira, às 18h

Com a artista plástica e arte educadora Morgana Ribeiro. 

Local: Museu Republicano (Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP) 

Inscrições: (11) 4023-0240, ramal 3

 

Abertura da exposição – Elos: Portas e janelas de Itu – INTERFOTO ITU

Data: 13 de julho, quinta-feira, às 18h

Local: Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 67, Centro) 

Sem necessidade de inscrição prévia

Informações: http://www.interfotoitu.com.br

 

Palestra: Fotografia e Conservação – INTERFOTO ITU

Com João Marcos Rosa e Érico Hiller

Data: 13 de julho, quinta-feira, das 19h às 22h

Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão do Itaim, 140, Centro, Itu/SP)

Informações: http://www.interfotoitu.com.br

 

Palestra: Tratamento e edição profissional de imagens com Photoshop, Lightroom e ACR – INTERFOTO ITU

Com Alexandre Keese

Data: 15 de julho, sábado, das 10h às 12h

Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão do Itaim, 140, Centro, Itu/SP)

Informações: http://www.interfotoitu.com.br

 

CINEPIANO Tony Berchmans – Festival de Artes de Itu

Data: 21 de julho, sexta-feira, às 19h

Com Tony Berchmans

Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano

Capacidade: 100 lugares (os ingressos serão entregues 1 horas antes do início do concerto no local da apresentação)

Informações: 40230240 e http://cinepiano.com/

 

2º ENCONTRO DA MULHER NEGRA DE ITU

Data: 29 de julho, sábado, das 9h às 17h

Local: Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP) e Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP)

Informações: (11) 4023-0240, ramal 3

PROGRAMAÇÃO

09h00 – Abertura – Contação de história, com a arte educadora Marina Costa.

10h30 – Exibição do audiovisual “SAMBA DE TERREIRO DE ITU”, de Júlio Abe Wakahara. Após a exibição haverá debate com o artista-arquiteto-fotógrafo-urbanista Júlio Abe Wakahara e a cineasta e Profa. Lilian Solá Santiago.

13h30 – Palestra “A População negra de Itu pós-abolição”, com a docente da UNESP Claudete de Sousa Nogueira

15h00 – Roda de conversa “Mulheres negras ituanas e a contemporaneidade”, com as representantes da União Negra Ituana Fátima Carmo Silva, Nancy Hayashi e Alessandra Silva Santos.

16h30 – Encerramento com apresentação da Folia de Reis – Estrela do Oriente de Itu