O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Museu Republicano e União Negra Ituana convidam para o 2º Encontro da Mulher Negra de Itu

Em 29 de julho de 2017, no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano (Casa do Barão), acontece o 2º ENCONTRO DA MULHER NEGRA DE ITU, das 9h às 17h, organizado pelo Museu Republicano e União Negra Ituana. 

A abertura do evento será feita pela arte educadora Marina Costa, que promoverá uma contação de história. Logo após, acontece a exibição do registro audiovisual "SAMBA DE TERREIRO DE ITU", de Júlia Abe Wakahara,  seguida por debate do autor com a cineasta Lilian Solá Santiago. A docente da UNESP, Claudete de Sousa Nogueira, irá falar sobre a população negra de Itu no período pós-abolicação, ao que se segue a roda de conversa "Mulheres negras ituanas e a contemporaneidade", com representantes da União Negra Ituana. O encerramento será feito com a apresentação da Folia de Reis Estrela do Oriente de Itu.

 

491 PROGRAMAÇÃO

9h- Abertura – Contação de história, com a arte educadora Marina Costa.

10h30 - Exibição do registro audiovisual do antigo “SAMBA DE TERREIRO DE ITU” feito por Júlio Abe Wakahara. Após exibição, debate com o artista-arquiteto-fotógrafo-urbanista Júlio Abe Wakahara e a cineasta e Profa. Lilian Solá Santiago.  

13h30 – Palestra: A População negra de Itu pós abolição, com Professora Dra. Claudete de Sousa Nogueira, docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É pesquisadora associada do Centro de Estudos das Línguas e Culturas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN), do Laboratório de Estudos Africanos, Afrobrasileiros e da Diversidade (LEAD). Coordenadora do Grupo de pesquisa Educação das relações etnicorraciais (ERE) Vice Coordenadora Executiva do Núcleo Negro UNESP para Pesquisa e Extensão (NUPE).

15h – Roda de conversa:  “Mulheres negras ituanas e a contemporaneidade”, com as representantes da União Negra Ituana, Fátima Carmo Silva, Nancy Hayashi e Alessandra Silva Santos.

16h30 – Encerramento com apresentação da Folia de Reis – Estrela do Oriente de Itu.

 

SERVIÇO

Informações: 11 40230240, ramal 3

Museu Republicano. Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.

Visitação gratuita, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. 

Centro de Estudos do Museu Republicano. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP. Funcionamento, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.