Nota sobre nomeação da nova presidência do IPHAN

NOTA DE REPÚDIO

O Museu de Arqueologia e Etnologia, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Paulista, o Museu de Zoologia e o Instituto de Estudos Brasileiros, todos da Universidade de São Paulo, vêm manifestar seu repúdio à nomeação de Larissa Rodrigues Peixoto na presidência do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), autarquia atualmente do Ministério do Turismo.

O IPHAN, que completa 83 anos de existência, tem desde sua fundação pautado as ações de governo na preservação do patrimônio brasileiro tendo por base informações técnicas que orientam suas prioridades e as metodologias que adota. É, portanto, fundamental que a ou o Presidente do IPHAN reúna o conhecimento técnico e que tenha o reconhecimento pelos seus pares, o que a/o habilita a tomar as decisões fundamentais para garantir a perenidade e a manutenção do rico acervo patrimonial do país.

A nomeação de pessoa não qualificada para a função coloca em risco todos os esforços que centenas, senão milhares, de técnicos cumulativa e integradamente construíram ao longo destes mais de oitenta anos. Principalmente, coloca em risco um patrimônio único, insubstituível, cuja perda seria, assim, irreparável. É responsabilidade de todos que militam na área cultural manifestar seu inconformismo e exigir a reversão desta nomeação inadequada e inaceitável.

Instituto de Estudo Brasileiros – IEB/USP

Museu de Arte Contemporânea- MAC/USP