O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Programação do Museu Republicano - 15 de novembro de 2016

 

Museu Republicano tem literatura e música na programação especial em comemoração aos 127 anos da República

 

No dia 15 de novembro o Museu Republicano “Convenção de Itu” irá promover sua V Feira de Livros e uma roda de conversa com o escritor Paulo Stucchi. Também haverá apresentações musicais da Banda Clareou, com repertório da música popular brasileira, e o tradicional Choro, com o grupo Manteiga de Garrafa.

Ao longo do dia o público poderá visitar as exposições em cartaz no Museu Republicano, com destaque para a recém-inaugurada “Fios do Passado” e a permanente “Criando a Sala da Convenção”. Também, ainda é possível visitar a exposição “Cardápios e banquetes na Primeira República”, inaugurada nas comemorações da República do ano passado. A visitação é gratuita.

 

Programação

 10h às 16h30 – V Feira de livros

A tradicional Feira de Livros do Museu Republicano chega a sua quinta edição com a participação da EDUSP, Editora da UNICAMP, Editora Schoba e Museu da Música-Itu. Descontos de 50% no preço das publicações.

11h – Apresentação da Banda Clareou

Formada em Março de 2016, Clareou é uma banda composta por músicos deficientes visuais e funcionários da AIADV Escola de Cegos Santa Luzia, coordenada pelo professor de música Cadú Scalet. Com um repertório voltado à música popular brasileira, a banda propõe a inclusão social por meio de apresentações musicais, mostrando que a limitação visual não é uma barreira para a música.

14h – Roda de Conversa com o escritor Paulo Stucchi

O autor fala sobre sua obra “Menina – Mitacuña” e o processo criativo e roteiro na produção literária. 

15h – Apresentação musical do Conjunto Manteiga de Garrafa

Repertório tradicional de Choro, desde compositores dos princípios, como Ernesto Nazareth e Anacleto de Medeiros, passando pelos consagrados Pixinguinha e Jacob do Bandolim, chegando até compositores atuais como Pedro Amorim e Toco Preto do cavaco. Formado por André Ribeiro (pandeiro), Bruna Takeuti (cavaquinho), Daniel Bueno (violão de 7 Cordas) e Rafael Yasuda (bandolim).

 

Serviço
Dia da República no Museu Republicano
Data e hora: 15 de novembro de 2016, a partir das 10h.
Local: Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP
Endereço: Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.
Entrada Gratuita.
Informações: (11) 4023-2525 ramal 3 (Serviço Educativo)
Fachada do Museu Republicano "Convenção de Itu"
Apresentação musical de choro com Conjunto Manteiga de Garrafa
Roda de Conversa com Paulo Stucchi, autor de "Menina - Mitacuña"