O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Programação gratuita de férias em janeiro no MRCI

Educativo do Museu Republicano e o Programa LER É UMA VIAGEM oferecem programação gratuita nas férias de janeiro

 

161

 

No mês de janeiro, o Setor Educativo do MRCI irá retomar o Programa “Debaixo do pé de Pitanga”, oferecendo e estimulando o público a realizar novas formas de apropriação do espaço do Museu, com brincadeiras e oficinas. Com este intuito, foi realizada uma parceria com o Programa LER É UMA VIAGEM, da artista Élida Marques.

LER É UMA VIAGEM é um programa de incentivo à leitura que, desde 2003, desenvolve pesquisas para estimular o hábito e o prazer da leitura entre crianças, jovens e adultos de todo o Brasil, realizando sessões de leitura em escolas e bibliotecas públicas para estudantes, professores e familiares.

Em 2015, o programa recebeu o Prêmio do edital “Concurso de apoio a projetos de aprimoramento técnico-artístico no Estado de São Paulo”, e no mês de janeiro, o Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano (Casa do Barão) sediará alguns treinamentos, abertos ao público gratuitamente, cujo objetivo consiste em aprimorar as técnicas dos mediadores de leituras e interagir com músicos e artistas que desenvolvam a criação musical e o improviso a partir da leitura literária.

 

Programação completa

 

  • Programa Educativo: “Debaixo do Pé de Pitanga”

Brincando de investigar o museu, oficina de Pipa, brincadeiras de roda, mediação de leitura e contação de histórias.

Datas: 08 e 15 de janeiro

Horário: das 13h30 às 16h

Público: crianças acompanhadas pelos responsáveis

Local: Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP. Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.

 

  • Oficina: "O Patrimônio Cultural e os afetos: propostas de ações educativas"

Ministrante: Aline Zanatta. Mestre em História Cultural pela Unicamp e responsável pelo Educativo do Museu.

Data: 13 de janeiro

Horário: 18h30 às 21h

Público: educadores

Vagas: 15

Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.

 

  • Aprimoramento técnico do Programa Ler é uma Viagem

Oficinas de Mediação de Leitura

Ministrante: Amanda Leal de Oliveira.

Socióloga (FFLCH-USP), mestre e doutora em Ciência da Informação (ECA-USP). Especialista na área de mediação de leitura e apropriação da cultura escrita, trabalhou no Programa Biblioteca Viva, da Fundação Abrinq Pelos Direitos da Criança e do Adolescente, no Centro Educacional e Cultural Kaffehuset Friele (vencedor do Prêmio Viva Leitura em 2011), no Mapa de Ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), entre outros projetos e programas. Em 2012, fez parte da equipe de consultoria pedagógica do Programa Ler é Uma Viagem. Atualmente, é tutora do Programa Quem Lê Sabe Por quê, da Prefeitura do Município de São Paulo e coordenadora do Projeto PiraCaia na Leitura, na cidade de Piracaia/SP.

Datas: 18, 19, 25 e 26  de janeiro

Horário: das 18h às 21h

Público: para mediadores e educadores

Vagas: 30

Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.

Oficinas de Técnica Vocal 

Ministrante: Madalena Bernardes.

Artista da Voz, estendeu sua pesquisa para além do campo artístico, pedagógico e terapêutico: a voz como instrumento de evolução da capacidade de realização do indivíduo e seus destinos no mundo. Ministrou centenas de Cursos de Formação e Capacitação pelo Brasil e Europa. Desde 1980 dedica-se ao desenvolvimento técnico, estético e antropológico do instrumento humano de comunicação.

Datas: 19, 20, 26 e 27 de janeiro

Horário: 13h30 às 16h30

Público: Para mediadores, educadores e atores

Vagas: 10

Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.

Oficinas de Improvisação Musical

Ministrante:  Eduardo Contrera

Eduardo Contrera é músico e percussionista. Com mais de 30 anos na cena cultural, participou de diversos trabalhos em teatro e dança, atuando como instrumentista, contador de estórias, compositor e diretor musical. No teatro, trabalhou com os Parlapatões, Pia Fraus, José Rubens Chachá e outros. Na música, tocou com Edson Cordeiro, Rita Ribeiro, Virgínia Rosa, Mônica Salmaso, Sá e Guarabira, Renato Consorte, Miguel Briamonte e Oswaldinho do Acordeon. Gravou com Aziza Mustapha Zadeh, Toots Thielemans e Philip Catherine o disco Jazziza. Fez a direção musical das peças Só os doentes do coração deveriam ser atores, com Antonio Petrin, e Teatro Mercadoria, da Companhia Kiwi. Também integra o dueto de improvisação com o violoncelista Dimos Goudaroulis.

Datas: 23 e 30 de Janeiro

Horário: 09h às 12h e das 14h às 17h

Público: Para músicos e educadores

Vagas: 15

Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.

 

________________________________________________________________________________

Inscrições e informações:

Setor Educativo do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP.

Rua Barão de Itu, 67, Centro/Itu

Telefone: (11) 40230240 - ramal 3

ou

Programa LER É UMA VIAGEM

Telefone: (11) 98122-2360

E-mail: escritorio@lereumaviagem.com.br 

 

Setor Educativo do Museu Republicano

Os Programas Educativos do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP buscam desenvolver pesquisas e elaborar estratégias educativas que atendam aos diferentes públicos do Museu Republicano. São eles: Programa de Orientação para Professores, Programa de Visitas Orientadas e o Programa “Debaixo do pé de Pitanga”.