O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Projetos Selecionados para o Edital do Programa Institucional de Pesquisa nos Acervos da USP – Museu Paulista

A Comissão Avaliadora composta para atender ao edital do Programa Institucional de Pesquisa nos Acervos da USP divulga a lista dos projetos selecionados para participação no projeto. Dos 13 projetos enviados, 6 deles foram aprovados, sendo que os três primeiros colocados fazem jus a receber o auxílio financeiro descrito no edital para realização dos projetos. Os demais 7 projetos não alcançaram a pontuação mínima (70%) exigida para classificação.

Os selecionados deverão encaminhar a documentação à Comissão de Pesquisa do Museu Paulista para o e-mail cpq.mp@usp.br, de 28 a 31 de março de 2017. Deverão comprovar serem pós-graduandos, no Brasil ou no exterior, ou portadores do título de Doutor, atuando em programa de ensino ou pesquisa junto a instituição brasileira ou estrangeira.

Os projetos foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: 1 – Exequibilidade do projeto no período; 2 – Intenção de qualificação de acervos; 3 – Clareza nos objetivos; 4 – Conhecimento dos acervos; 5 – Adequação da metodologia de pesquisa; 6 - Proposta de produto final e 7 – Pertinência da formação acadêmica à proposta de pesquisa, atribuindo-se uma nota final de acordo com o atendimento aos critérios, sendo estabelecido 70% o percentual mínimo para aprovação.

1º) Ana Paula Nascimento - Um artista “travestido” de historiador: as relações entre José Wasth Rodrigues e Affonso de E. Taunay nas obras para o eixo monumental do Museu Paulista – 100,00%.

2º) José Rogério Beier – “Cartographia Paulista Antiga”: Affonso de Taunay e a Coleção Cartográfica da Biblioteca do Museu Paulista (1917-1922) – 100,00%.

3º) Lia Dias Laranjeira -  Cultura Material de matriz religiosa afro-brasileira no Museu Paulista: formação, circulação e biografia cultural de parte da Coleção “Sertanejo” – 85,71%.

4º) Alberto Luiz Schneider -  Affonso de Taunay e as Fontes do Historiador (1917-1923): o Museu Paulista e a construção de um acervo documental – 78,57%.

5º) Lourdes Roca – Fotografías y representaciones de la cuidad. São Paulo y Ciudad de México (1930-1955) – 71,42%.

6º) Patricia Tavares Raffaini -  Infância e Cultura Material (1920-1940): um estudo a partir da coleção de brinquedos do Museu Paulista – 70,00%.

A comissão foi composta pela Profa. Dra. Solange Ferraz de Lima, Diretora do Museu Paulista e Presidente da Comissão de Cultura e Extensão; Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, Presidente em exercício da Comissão de Pesquisa e Profa. Dra. Vânia Carneiro de Carvalho, Presidente da Comissão de Graduação.

 

Saiba mais:

Programa Institucional de Pesquisa nos Acervos da Universidade de São Paulo - Museu Paulista