Seleção para Estágio no Departamento de Acervo e Curadoria (alunos USP)

O Departamento de Acervo e Curadoria do Museu Paulista da USP está selecionando um estagiário para atuar no âmbito do Projeto da Caderneta Taunay, onde irá, a partir de um diário redigido por Aimé Adrien Taunay:

- localizar vilas paróquias, engenhos, pousos citados, detectar as atividades econômicas desenvolvidas na região e as transformações ocorridas ao longo do tempo;

- reconhecer as relações de sociabilidades nas quais o artista viajante esteve envolvido, investigando os nomes mencionados no diário;

- classificar taxonomicamente as plantas e animais existentes nas áreas percorridas e confrontar suas descrições com os remanescentes da vegetação original e com as espécies da fauna atualmente extintas ou em risco de extinção; e

- cotejar as informações trazidas pelo artista com outras fontes e bibliografia específica.

As inscrições acontecem de 18 a 23 de abril de 2018, e os interessados devem encaminhar currículo e carta de apresentação justificando o interesse pelo estágio para o email para maborrego@usp.br.

Para mais informações, veja os detalhes no Edital transcrito abaixo (há uma versão em PDF ao final desta página):

Seleção para Estágio no Departamento de Acervo e Curadoria

O Museu Paulista da USP torna público, por meio deste edital, o início do processo seletivo dentro do programa de Estágios Remunerados da USP para o Departamento de Acervo e Curadoria nos termos que seguem:

Bolsa

• 20 horas semanais (dias e horários a combinar).
  • R$ 682,49 (seiscentos e oitenta e dois reais e quarenta e nove centavos (valor atual) + auxílio transporte).
  • O estágio tem vigência de um (01) ano.
  • 01 vaga.

Pré-requisito

• Estar regularmente matriculado em curso de nível superior da Universidade de São Paulo, preferencialmente nas áreas de Humanas e Biológicas.

Atividades

O estagiário trabalhará no âmbito do Projeto da Caderneta Taunay, cujo conteúdo é um diário redigido por Aimé Adrien Taunay em seu percurso pela província Rio Janeiro nos anos 1820, período anterior à contratação como desenhista para a expedição Langsdorff. A partir da leitura do documento, serão realizadas as seguintes atividades, envolvendo as áreas de História, Geografia, Biologia:

• Localizar vilas, paróquias, engenhos, pousos citados para conhecimento do itinerário do artista.
  • Detectar as atividades econômicas desenvolvidas na região e as transformações ocorridas ao longo do tempo.
  • Reconhecer as relações de sociabilidades nas quais o artista viajante esteve envolvido, investigando os nomes mencionados no diário.
  • Classificar taxonomicamente as plantas e animais existentes nas áreas percorridas e confrontar suas descrições com os remanescentes da vegetação original e com as espécies da fauna atualmente extintas ou em risco de extinção.
  • Cotejar as informações trazidas pelo artista com outras fontes e bibliografia específica.

• Ser assíduo e pontual.
  • Gostar de trabalho em equipe.
  • Ser cuidadoso, atento.
  • Ser comprometido com a proposta do estágio.

• De 18 a 23 de abril de 2018.
  • Os interessados deverão encaminhar currículo e carta de apresentação justificando o interesse pelo estágio para o email para maborrego@usp.br

Disposições Gerais

• Fica vedada a concessão de estágio remunerado a aluno beneficiado por outro programa de bolsa (conforme parágrafo único do art.3º da Resolução USP 5528/2009).
  • Após a avaliação dos currículos os selecionados serão convidados à entrevista por meio de correio eletrônico.
  • A jornada de atividade em estágio a ser cumprida deverá compatibilizar-se com o seu horário escolar e com o funcionamento do Museu Paulista.