O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Viagens fluviais em exposições - Material Educativo

O Museu Republicano de Itu acaba de lançar o site Viagens fluviais em exposições, com materiais educativos destinados a professores que planejem visitar com seus alunos a exposição Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções.

A exposição apresenta aspectos das expedições que se realizaram entre Porto Feliz (São Paulo) e Cuiabá (Mato Grosso) pelos rios nos séculos 18 e 19 e se chamavam monções. A rota das monções se tornou regular a partir dos anos de 1720, após o descobrimento do ouro nos barrancos do rio Coxipó e outros afluentes do rio Cuiabá, e compôs uma rede de estradas móveis utilizada para o abastecimento das populações, fundação de vilas, povoamento do território e busca de metais preciosos.

O site conta com material educativo, indicações bibliográficas disponíveis on-line, fotografias e maquetes eletrônicas sobre exposições antigas dedicadas às monções, montadas no Museu Paulista, e uma galeria de telas e objetos que estiveram – e estão – em exibição nas salas do Museu Paulista e do Museu Republicano.

O trabalho foi desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na modalidade Auxílio à Pesquisa (proc. 2018/03118-6), A circulação de homens e artefatos na América Portuguesa e a construção da memória das monções, no qual se insere o projeto de Treinamento Técnico I, O estudo das monções no Museu Paulista e no Museu Republicano através da produção de material educativo e da montagem de exposição virtual (proc. 2019/02502-0), e no interior do projeto temático Coletar, identificar, processar, difundir: o ciclo curatorial e a produção do conhecimento (proc. 2017/07366-1).

O conteúdo pode ser acessado em https://sites.google.com/usp.br/viagensfluviais.

9º Encontro de Monções no Sertão - Oscar Pereira da Silva
Benção das Canoas - Aurélio Zimmermann
Partida de Porto Feliz - Oscar Pereira da Silva