O Edifício-Monumento está fechado para obras de restauro e modernização

Leopoldina, Independência e Morte [estudo #2]

Local: Museu do Ipiranga
Data: 
08/11/2017 - 18:00 - 03/12/2017 - 17:00

556

Em comemoração ao aniversário da chegada da Imperatriz Leopoldina ao Brasil, teremos apresentações do monólogo sobre a vida da aristocrata, protagonizado por Fabiana Gugli e dirigido por Marcos Damigo, com música de Ana Eliza Colomar.

A primeira apresentação, do dia 8/11, também contará com uma conversa com Marcos Damigo (diretor da pela), Paulo César Garcez Marins (docente e pesquisador do Museu Paulista) e Paulo Rezzutti (biógrafo e historiador, autor de "D. Leopoldina, a história não contada").

As apresentações ocorrerão ao longo do mês de novembro e dezembro, às 15h, nos dias 11, 12, 18, 19, 25, 26/11, 2 e 3/12.

 

Leopoldina, Independência e Morte [estudo #2]

Direção de Marcos Damigo e atuação de Fabiana Gugli.

Espetáculo teatral baseado na vida da Imperatriz Leopoldina, que chegou ao Brasil há duzentos anos. A obra faz um resgate de sua importância histórica, ignorada pela maioria dos brasileiros, ao mesmo tempo em que levanta questões acerca da posição e do papel da mulher na sociedade.

Saguão do Museu - Museu do Ipiranga. Número reduzido de cadeiras no local. Alguns assentos são na escadaria do saguão

(30 lugares).

Retirada de convites com 1 hora de antecedência na bilheteria da unidade. 1 ingresso por pessoa. Necessária a apresentação de RG original.

 

http://bit.ly/Leopoldina-IndependenciaouMorte

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Parceria entre Museu do Ipiranga e SESC Ipiranga

Leopoldina, Independência e Morte [Estudo #2]

Monólogo, com Fabiana Gugli, dirigido por Marcos Damigo e música de Ana Eliza Colomar.

8/11, às 18h - 11, 12, 18, 19, 25, 26/11, 2 e 3/12, às 15h, no Museu do Ipiranga

8/11, às 18h50

Após a apresentação da peça, conversa com o Diretor, Marcos Damigo, com o docente e pesquisador do Museu Paulista, Paulo César Garcez Marins e com o biógrafo Paulo Rezzutti. 

15/11, às 15h50

Leopoldina: olhares diversos. Após a peça, será realizada uma roda de conversa com educadores do Museu sobre diferentes representações dessa personagem, seguida da elaboração coletiva de uma imagem da imperatriz que integrará a exposição Estamos Aqui.

 

Inauguração da exposição Faces da Leopoldina, que homenageia os 200 anos da chegada da Imperatriz Leopoldina ao Brasil, mostrando suas representações em pinturas históricas de museus brasileiros. Nova edição da série Estamos Aqui, que ocupa a frente do Museu do Ipiranga com exposições sobre nossos acervos.

De 15/11 a 21/01/18.

Retratos da Imperatriz: interpretações da princesa Leopoldina em museus brasileiros, palestra com a docente e pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP, Ana Paula Cavalcanti Simioni, na série Encontros com Acervos, que promove atividades de difusão das pesquisas realizadas a partir das coleções do Museu do Ipiranga.

22/11, às 14h, no Auditório do Museu do Ipiranga (Av. Nazaré, 268)