Patrimônio cultural e inventários participativos

Local: Centro de Estudos Museu Republicano e Núcleo Pedagógico - DERITU
Data:
17/08/2017 - 19:00 - 19/10/2017 - 23:00

Museu Republicano e Diretoria de Ensino oferecem curso sobre Patrimônio Cultural

O curso Patrimônio cultural e inventários participativos, direcionado aos professores da rede estadual de ensino, está com inscrições abertas e será realizado entre agosto e outubro de 2017. As aulas, sempre das 19h às 23h, serão ministradas no Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano (Casa do Barão) e no auditório da Diretoria de Ensino – Região de Itu/ Secretaria Estadual de Educação.

Confira o programa do curso:

Módulo 1: Patrimônio Cultural: conceitos e práticas

Rodolfo Jacob Hessel – Mestre e Doutorando em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico responsável pela disciplina de História.

Data: 17/08/2017

Módulo 2: Educação Patrimonial

Ministrante: Aline Zanatta - Mestre em História Cultural pela Universidade de Campinas. Educadora do Museu Republicano "Convenção de Itu", extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo.

Data: 31/08/2017

Módulo 3: Paisagem, Região e Identidade

Bruna Capóia Trescenti. Bacharel e licenciada em Geografia pela Unicamp. Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico responsável pela disciplina de Geografia.

Data: 14/09/2017

Módulo 4: Construção de Inventários Participativos

Ministrante: Simoni Scifoni. Professora. Dra. do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.  Fundadora e membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial, Repep.

Data: 27/09/2017

Módulo 5: Patrimônio Material e Imaterial da Região de Itu

Ministrante: Paulo César Garcez Marins.  Professor doutor do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e do Programa de Pós-graduação Interunidades em Museologia da USP.

Data: 05/10/2017

Módulo 6:  Artes plásticas e o Patrimônio Cultural

Ministrante: Morgana Ribeiro

Morgana Ribeiro é artista plástica formada no CEUNSP, com especialização em Arte e Educação pela Unicamp.

Data: 19/10/2017

Informações: 11 40230240, ramal 3 – Serviço Educativo do Museu Republicano

11 4813 7672, Núcleo Pedagógico.

Público: Professores da rede Estadual de ensino.

Inscrições: http://bit.ly/2sbgsE0

Horário do curso: das 19h às 23h

Até o dia 11 de agosto de 2017.

Curso Gratuito

Local de Realização: Centro de Estudos Museu Republicano e Núcleo Pedagógico - DERITU