Exposições e atividades: parcerias do Museu Paulista
Exposições na capital e interior paulista, no Rio de Janeiro e em Ouro Preto contam com parcerias firmadas com o Museu Paulista da USP. Exposições internacionais também fazem parte da rotina da instituição.
Atualmente, quatro exposições em cartaz apresentam obras do acervo do Museu Paulista da USP. A mais recente, "Santos Dumont: das raízes mineiras à ascensão do Gênio dos Ares", inaugurada em 11/11 na cidade mineira de Ouro Preto, é uma homenagem ao “pai da aviação” promovida pelo Museu da Inconfidência.
Além desta exposição, o Museu Paulista conta atualmente com parcerias em Piracicaba, junto ao Museu Prudente de Moraes, que exibe até 4 de dezembro a exposição “Educação e escolas nas décadas iniciais da República”, idealizada pelo Museu Republicano.
A obra "Retrato de Dona Leopoldina de Habsburgo e seus filhos", uma das mais icônicas da coleção, encontra-se no Museu de Arte do Rio até março de 2017, na exposição "Leopoldina, a princesa da Independência, das artes e da ciência".
Completa esse quadro a grande mostra realizada em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, “Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo”, que pode ser visitada até janeiro de 2017, e apresenta parte do plano museológico do MP, além de prestar homenagem a seu edifício sede no Ipiranga.
Outra parceria firmada pelo Museu Paulista foi com o SESC São Paulo. Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, acontece no Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP a atividade “Museus: fechados para obras, abertos para o público”, que irá abordar como as instituições que ficaram fechadas à visitação pública deram vazão ao atendimento educativo de seus públicos.