Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP aprova três projetos do MP
O Programa de Editais 2013, coordenado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, aprovou três projetos referentes a atividades do Museu Paulista. Confira o resumo das propostas abaixo.
Publicação de Catálogo sistemático das Moedas Romanas da Universidade de São Paulo
A Universidade de São Paulo conserva nos acervos do Museu Paulista e do Museu de Arqueologia e Etnologia aproximadamente 800 moedas romanas. São moedas de diferentes metais fabricadas nas oficinas monetárias de Roma ou da Campânia sob a autoridade da República romana (séculos IV ao I a.C.) e durante o Império romano, sob a autoridade dos Imperadores ou do Senado (séculos I ao V d.C.) em outras oficinas monetárias.
As moedas da República revelam o momento da adoção da cunhagem de moedas pelo Estado romano em sua expansão em direção ao sul da Península Itálica.
O objetivo principal do projeto é tornar pública esta rica coleção de moedas romanas através da publicação de um catálogo, não apenas para valorizar o patrimônio cultural da Universidade de São Paulo mas também para dar acesso ampliado a todas estas peças, tanto ao público acadêmico e especialista quanto a um público geral.
MAE - Proponente - Profa. Dra. Maria Beatriz Borba Florenzano e Ms. Angela Maria Gianeze Ribeiro - participação do MP.
O Museu Paulista além dos muros: materiais educativos acessíveis
O Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, é uma instituição centenária, de caráter científico, cultural e educacional, de expressiva representatividade nacional e internacional.
Desde sua inauguração, em 1895, apresenta-se como espaço de formação para diferentes perfis de público, especialmente o público escolar.
Na última década, com a criação do Serviço de Atividades Educativas (SAE) tem sido intensificada essa vocação e amplificada a gama de ações que possibilitem ao público visitante uma fruição mais adequada, prazerosa e profunda do seu acervo.
Nesse sentido, desenvolveu uma gama variada e multiforme de materiais de apoio como forma de oferecer formação complementar para professores, alunos e pessoas interessadas nos temas tratados pelo Museu estimulando a reflexão crítica sobre os mesmos.
Assim sendo, este projeto tem como principal objetivo tornar disponível e amplificado o enorme potencial desse material por meio do desenvolvimento de uma plataforma virtual, vinculada ao site do Museu.
O diferencial, entretanto, está no fato de que toda essa produção será revista e terá formatação readequada, inclusive com recursos de áudio-descrição e tradução para LIBRAS, de forma a se tornar plenamente acessível, contemplando e incluindo também as pessoas com deficiência.
A memória da Independência do Brasil ao toque das mãos: preservação e acessibilidade no Museu Paulista
O Museu Paulista é uma instituição centenária que ocupa significativo edifício- monumento construído no final do século 19 e tem sob sua guarda um significativo acervo vinculado à história do Brasil e de São Paulo, da passagem do século 19 para o século 20.
Referência nacional e internacional, recebe inúmeros visitantes que o buscam motivados principalmente pela sua vinculação com os eventos da Independência e pela memória histórica construída a partir de pinturas e esculturas de gênero pintura histórica, intensamente divulgadas em livros didáticos e outros meios por décadas.
Assim sendo, visando potencializar e aprimorar o atendimento aos diferentes perfis de público que o visitam, inclusive aqueles com deficiência, e tornar mais significativa a experiência no espaço expositivo, este projeto prevê a elaboração de recursos multissensoriais referentes à exposição elaborada na gestão do diretor Affonso Taunay em 1922, que engloba as áreas do Saguão, Escadarias e Salão Nobre.
Para tanto, serão elaboradas maquetes, telas táteis, miniaturas de esculturas, traduções em LIBRAS e áudio-descrição de imagens, além de trilhas sonoras para equipamentos de áudio-guias já adquiridos pelo Museu, que serão utilizadas tanto no espaço do museu quanto em ações extramuros e projetos de itinerância.
Por suas características, esses recursos possuem forte potencial educativo e lúdico para qualquer perfil de público e garantem o acesso e a inclusão daquelas pessoas que porventura possuam alguma deficiência. Por outro lado, o processo de confecção, elaboração e utilização desses materiais irá propiciar o aprofundamento das pesquisas de estratégias de mediação em museus de história, como é o caso do Museu Paulista.
MP - Proponente - Ms. Denise Cristina Carminatti Peixoto Abeleira (para os dois projetos).