Programação de Junho do Museu do Ipiranga
Até o dia 6 de junho segue em cartaz a exposição Território, Edifício, Museu: Trajetórias do Museu Paulista e seu Edifício-Monumento, no Saguão da Reitoria da USP. <Saiba mais>
Exposição Papéis Efêmeros: memórias gráficas do cotidiano
Com curadoria de Chico Homem de Melo e Solange Ferraz de Lima, A mostra reúne rótulos, papéis de bala, santinhos, cadernos escolares e outros impressos cujo destino mais comum é o descarte após o uso. Composta por três núcleos temáticos - Cultura, Educação e Consumo - e dois transversais - Técnicas de Impressão e Design -, as cerca de 500 peças gráficas vão contar um pouco da história dos impressos que fazem parte do nosso dia a dia.
Sesc Ipiranga
De 1/6 a 26/8, terças a domingos, das 8h às 22h
Livre
Todos os públicos
Grátis - Sem retirada de ingressos.
Atividades paralelas à Exposição
Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano - Formação de Educadores
Com Denise Peixoto
O encontro apresentará a proposta curatorial da exposição "Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano", discutindo as potencialidades educativas da exposição relacionadas ao trabalho em sala de aula.
Denise Peixoto é bacharela e licenciada em História pela FFLCH/USP (1989). Possui Especialização em Educação Ambiental (UNESP, 2000) e Metodologia do Ensino (UNESP, 2001), mestrado em Arqueologia com ênfase em Educação (MAE/USP, 2005). Atua como educadora no Museu Paulista da USP desde 2001.
Sesc Ipiranga
Dia 16/6, sábado, das 9h às 13h
Não recomendado para menores de 16 anos
Adultos
Grátis - Sem retirada de ingressos.
bate-papo
Papéis Efêmeros na Cultura da Belle Époque Paulistana
Mediação de Solange Ferraz de Lima
O bate-papo foca em dois eixos do núcleo cultura da Exposição Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano: moda e música. A proposta é discutir como os efêmeros testemunharam os referenciais do que era considerado moderno, elegante e vanguardista na cultura urbana da Belle Époque Paulistana.
Solange Ferraz de Lima é Diretora do Museu Paulista, historiadora pela Universidade de São Paulo e pesquisadora da Cultural Material e Cultura Visual. É curadora da exposição "Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano".
Sesc Ipiranga
Dia 21/6, quinta, das 20h às 22h
Livre
Adultos
Grátis - Sem retirada de ingressos.
bate-papo
Processos e tecnologias em restauros litográficos
Mesa de discussão sobre processos e tecnologias em restauros litográficos com Helena de Barros, Miriam Tolpolar, Silvio Barreto Campello e mediação de Solange Ferraz de Lima.
Helena de Barros é artista gráfica, professora de design, especialista em arte digital para grandes formatos, trabalha com fotomontagens e autorretratos manipulados digitalmente.
Miriam Tolpolar é artista plástica, professora de Litografia, autora do livro "Memória da Litografia: pedras raras" da Livraria do Globo. Realiza pesquisas técnicas e conceituais relacionadas à memória, identidade e repetição e investigação em suportes pouco convencionais.
Silvio Barreto Campello é professor de Design Gráfico desde 1991 e pesquisador nos campos do Design e Aprendizagem e da Memória Gráfica Brasileira. É organizador do livro Imagens Comerciais de Pernambuco: ensaios sobre os efêmeros da Guaianases.
Solange Ferraz de Lima é diretora do Museu Paulista, historiadora pela Universidade de São Paulo e pesquisadora da Cultural Material e Cultura Visual. É curadora da exposição "Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano".
Dia 29/6, sexta, das 14h às 16h
Auditório do Museu Paulista - Rua Nazaré, 268
Não recomendado para menores de 14 anos
Adultos
Grátis - em breve link para as inscrições