Museu Paulista da USP
- A entrada nos espaços do Museu do Ipiranga e do Museu Republicano de Itu só é permitida mediante a apresentação de comprovante físico ou eletrônico de vacinação contra a COVID-19, de acordo com as diretrizes da Universidade de São Paulo.
MUSEU PAULISTA DA USP - ORGANOGRAMA - CONSELHOS E COMISSÕES
O Museu Paulista da USP é uma unidade da Universidade de São Paulo, parte do conjunto de museus da universidade. O antigo Museu do Estado foi integrado à USP em 1963, e desde então o Edifício-Monumento (popularmente conhecido por Museu do Ipiranga), bem como o Museu Republicano de Itu, extensão no interior paulista, passaram a ser administrados pela universidade.
Atualmente, o Museu Paulista da USP possui um acervo com cerca de 450 mil itens, a partir dos quais promove seus cursos, palestras e eventos acadêmicos e culturais. Sua sede, o Edifício-Monumento do Museu do Ipiranga, está atualmente fechado à visitação para a execução de um processo integral de restauro e modernização.
No mesmo bairro, possui três outros imóveis com acesso ao público: a Biblioteca, o Centro de Documentação Histórica e as atividades educativas, acadêmicas e de cultura e extensão da unidade.
Em Itu, além da sede expositiva, compõem ainda o Museu Republicano o Centro de Estudos, conhecido por "Casa do Barão", que abriga entre outros a Biblioteca e a área administrativa, e a Casa da USP, local das atividades de conservação e restauro dos acervos.